Have an account?

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Bonito é reportagem do Caderno de Turismo do jornal Folha de São Paulo

A serra da Bodoquena, onde ficam as cidades de Bonito, Bodoquena e Jardim, no sudoeste do Estado de Mato Grosso do Sul, é ideal para os apreciadores da vida ao ar livre.

Como atrativos locais, há belos cenários e uma vasta oferta de atividades de aventura.

A cidade de Bonito é um paraíso da água doce. As águas cristalinas dos rios Prata, Formoso e Sucuri, além da apreciação da vegetação subaquática, são os principais atrativos da região.

O balneário do Sol, conjunto de piscinas naturais e cachoeiras formado às margens do rio Formoso; e a gruta do Lago Azul, uma escadaria de 300 degraus que leva o turista para um mergulho em um dos monumentos naturais do planeta, são exemplos de passeios indicados.

Além das belezas naturais, outra maneira de aproveitar o destino ao máximo é praticando atividades do turismo de aventura. Destaque para arvorismo, boia-cross, caminhada, cicloturismo, flutuação, mergulho e rapel, por exemplo. Este último é praticado no abismo Anhumas, um dos cartões postais da cidade.

BODOQUENA

Perto dali, o relevo acidentado e serrano foi generoso com a pequena cidade de Bodoquena. A geografia local facilitou o surgimento de inúmeras nascentes e a formação de cachoeiras e balneários belíssimos, com destaque para a Boca da Onça, uma das maiores quedas d'água do Estado.

A cidade está entranhada no parque nacional da serra da Bodoquena e possui muitas grutas e cavernas, características que possibilitam a prática de diversas atividades de aventura como observação da vida selvagem e caminhadas.

A fauna e a flora da região são exuberantes: antas, capivaras, veados, queixadas, macacos, onças-pintadas, urubus-rei e muitos outros.

Também é possível mergulhar com cardumes de dourados e piraputangas. Aos apaixonados, o mirante Morraria do Sul, no alto da serra, é a melhor pedida para um final de tarde romântico.

JARDIM

Em Jardim, o destaque fica para o entorno do rio da Prata, com balneários e recantos. Com cerca de 20 mil habitantes, a cidade recebe turistas do mundo inteiro que buscam conhecer melhor o que fez do Recanto Ecológico do Rio da Prata a "Melhor Atração do Brasil", segundo o "Guia Quatro Rodas", por dois anos consecutivos.

A mata ciliar, junto ao rio, propicia aos visitantes a oportunidade de fazer caminhadas e observação da vida selvagem da região. Além disso, no rio é possível praticar flutuação e admirar as cores da fauna marítima.

Outro destaque da cidade é o Buraco das Araras, uma dolina, depressão típica de regiões calcárias, com mais de 100 metros de profundidade e 500 de circunferência. Ela recebe esse nome por ser uma área de reprodução de diversas aves, em especial, a arara-vermelha.

Na depressão, há trilhas para passeios ecológicos junto a mirantes, que permitem uma visão única da dolina e seu lago na parte mais baixa, onde vivem os jacarés-de-papo-amarelo.

Além disso, Jardim atende seu visitante com uma das melhores infraestruturas do Estado, com diversas opções de hospedagem e alimentação, além de áreas para camping.

Uma dica para obter mais informações sobre esses e outros destinos naturais é o site Viagem na Natureza. Bem organizado, oferece todo um mapeamento sobre atividades de ecoturismo e de aventura pelo Brasil.

Fonte: Folha Online

0 comentários:

Postar um comentário