Have an account?

terça-feira, 17 de abril de 2012

Guia Gastronômico do MS será lançado em Campo Grande

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Mato Grosso do Sul (Abrasel/MS), em parceria com o Governo do Estado, através da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), lança no dia 17 de abril, às 19h, o 1º Guia Gastronômico de Mato Grosso do Sul - Regiões Turísticas. O objetivo é apresentar e divulgar a gastronomia das Regiões Turísticas do Estado. Na oportunidade também será lançado o "Arena Gastronômica 2012", considerado o maior evento de gastronomia do Estado.


As receitas do Guia representam as rotas turísticas de Mato Grosso do Sul vencedores do Festival Gastronômico de Mato Grosso do Sul, além dos pratos do Festival Brasil Sabor do Estado/ 2011, denominados através da Abrasel Segredos do Chef.

De acordo com o presidente da Abrasel-MS, Rúbio Sérgio de Moraes, o Brasil Sabor é o maior festival gastronômico do mundo, e reúne no guia uma rica diversidade culinária. “As receitas regionais foram elaboradas levando em conta os aspectos históricos, culturais e econômicos de cada localidade. É importante destacar também a criatividade, os sabores de cada receita, e a diversidade das iguarias”, disse.

Conforme a diretora-presidente da Fundtur-MS, Nilde Brun, o Guia Gastronômico é um instrumento valioso para o fortalecimento do turismo do Estado. “A gastronomia é um dos elementos motivadores para atrair turistas. A gastronomia reflete os costumes e a pluralidade do nosso Estado”, diz.

Os distintos hábitos culinários das regiões expõem a diversidade gastronômica que o Estado é capaz de oferecer aos seus visitantes. “As receitas do Guia reforçam as características do cerrado reconhecido pela rica flora e fauna, nos ingredientes e temperos somam iguarias diversificadas como o pequi, a guariroba, as carnes e diversas espécies de peixes”, acrescenta Nilde.

As receitas dos pratos do Festival Gastronômico de Mato Grosso do Sul vencedoras poderão ser conferidas no Guia Gastronômico, que será distribuído gratuitamente no lançamento: Em primeiro lugar representando Bonito- Serra da Bodoquena, a Panqueca Pantaneira da Chef Carmen Lúcia Rodrigues; em segundo lugar a Tilápia à Mani (Vale das Águas) da chef Ida Mercês. Entre os pratos doces: em primeiro lugar o Pudim Pantaneiro (Caminhos dos Ipês) da Chef Dorotéia Vieira Zeola e o segundo lugar o Mousse de Bocaiúva com Calda de Greiffo (Bonito-Serra da Bodoquena) da chef Ilka Esther Ayub Aguero.

Arena Gastronômica
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) está na fase final para o lançamento oficial do Arena Gastronômica 2012, considerado o maior evento de gastronomia do Estado. O principal objetivo do Arena é reunir os principais chefs e gastrônomos do Brasil, além de lançar novidades e benefícios desse mercado. O evento deve acontecer de 29 de maio a 3 junho, no Armazém Cultural (ao lado da Feira Central em Campo Grande).

No evento serão realizados cursos de culinária, aulas, palestras regionais, nacionais e internacionais, workshops, rodada de negócios, exposições e degustação.

Pratos destaques no Brasil Sabor 2012 também serão expostos no Arena Gastronômica. “O Cozinha Show, por exemplo, será um espaço para apresentações, lançamentos dos pratos do Brasil Sabor, degustações, palestras, workshops e aulas de culinária, a principal área do evento”, destaca Rúbio Sérgio Moraes, presidente da Abrasel de Mato Grosso do Sul.

Vários espaços serão montados para atender o público: Espaço Público, Espaço Gourmet, Espaço Business, Espaço Bar e Espaço Food todos voltados ao segmento.

Fonte: PortalBonito

0 comentários:

Postar um comentário