Have an account?

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Bonito pode receber Centro de Treinamento durante Copa de 2014

O auditório do Centro de Convenções de Vitória ficou lotado para ouvir dirigentes da Fifa e do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo (COL) falarem sobre os centros de treinamento (CTs) do Mundial. O seminário organizado pelos dois órgãos foi o primeiro evento oficial da Copa do Mundo de 2014 e revelou que a disputa para se tornar cidade-base de uma seleção do torneio, na qual Bonito quer estar incluída, será bastante acirrada.


Segundo o COL, se inscreveram no seminário 654 representantes de 169 cidades, de 26 estados do país. Todas essas cidades disputam entre si a oportunidade de ser o local de treinamento e hospedagem de uma das 32 equipes que disputarão a Copa do Mundo. Do Mato Grosso do Sul, Bonito é o único município pré-candidato à cidade-base até o momento.

Para alcançar este objetivo os governos se preparam para fazer grandes investimentos. Querem como retorno a divulgação das suas cidades em âmbito internacional e o aumento na arrecadação de impostos com a chegada de turistas.

O Estado do Espírito Santo, onde o evento foi realizado, inscreveu 11 locais para que possam ser avaliados pelo COL e, quem sabe, se tornar base para uma seleção. Pensando na Copa, o governo está bancando a reforma de dois estádios. Vai investir nas duas obras R$ 110 milhões.

“A gente, assim como todo mundo, quer participar da Copa”, afirmou Renato Casagrande, governador do Espírito Santo, que não receberá jogos do Mundial, mas espera ser base de uma seleção.

“Ainda vamos criar uma linha de crédito especial para que empresas e cidades possam se preparar para servirem de CT”, complementou o governador, no evento. “Nosso aeroporto também está passando por uma reforma e estará melhor até o início da Copa.”

 Além do Espírito Santo, o Estado de São Paulo também dará apoio, com dinheiro público, para a reforma de hotéis e arenas da capital e interior para que eles recebam seleções. A linha de crédito foi anunciada em fevereiro, porém o montante que será emprestado pelo governo não foi informado. Ao todo, o estado de São Paulo tem 43 cidades candidatas a serem centros de treinamento da Copa.

“Para que o Mato Grosso do Sul também participe desse mundial através da inclusão de Bonito o prefeito José Arthur tem se empenhado bastante. Tanto que faz questão de unir a Secretaria de Turismo, o trade e o comércio local no intuito de mobilizar o governo do Estado e a Fundesporte a fim de somarmos esforços nesse sentido”, declarou o secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Augusto Mariano.

Sobre a possibilidade da escolha de Bonito como cidade-base para uma das seleções participantes do mundial ele explicou que as chances são animadores uma vez que o município pode facilmente se encaixar no perfil exigido pela Fifa apesar do rigor do critério de avaliação.

Entre os pontos que podem contar como positivos, segundo ele, são a proximidade de Bonito à 3 sedes de jogos – (Cuiabá, Curitiba e São Paulo), capacidade operacional do aeroporto, suporte da rede hoteleira e gastronomia, tranqüilidade da cidade e a facilidade de adaptação de alguns hotéis locais através da montagem de estruturas móveis para atender as especificidades das seleções como iluminação, campo, vestiário, alojamento e sala de imprensa.

Mariano explicou ainda que não é a Fifa que escolhe a cidade-base como Centro de Treinamento (CT). Nessa primeira fase cada município apenas se candidata a fazer parte do book organizado pelo COL contendo apenas entre 80 e 90 cidades que serão oferecidas às 32 seleções participantes. Elas quem definirão onde querem ficar.

Em função disso, a maior orientação do COL, é que tanto quanto investimentos em infraestrutura, a campanha para tornar-se um CT seja também uma ação que envolva toda a comunidade.

O diretor executivo do COL, Ricardo Trade, ressalta que o esforço das cidades compensa. Para comprovar sua tese, ele cita a cidade de Weggis, na Suíça, que recebeu a seleção brasileira em 2006. “A cidade tem 6 mil habitantes, mas durante a Copa recebeu 110 mil visitantes. Depois que a seleção brasileira foi para lá, todo mundo conheceu a cidade”, disse.

“Nós precisamos aproveitar eventos temporários como esse e trazer benefícios permanentes. E mais, é preciso que esse seja um projeto da cidade. Que queira receber os atletas, os jornalistas, os torcedores, as famílias dos jogadores com a mesma simpatia e o mesmo profissionalismo que fizeram de Bonito um destino premiado”, concluiu o secretário.

Fonte:BonitoInforma

0 comentários:

Postar um comentário