Já é possível participar de experiências memoráveis através da valorização da singularidade de cada destino, com inovações de seus produtos turísticos, da cultura local e da história do destino. Estamos falando do projeto Economia da Experiência, que é composto por cinco destinos brasileiros, Região da Uva e Vinhos (RS), Belém (PA), Bonito (MS), Petrópolis (RJ) e Costa do Descobrimento (BA) e que hoje compõe o Tour da Experiência.
O projeto tem como referência as teorias defendidas por Rolf Jensen a partir do seu livro The Dream Society (A Sociedade dos Sonhos, 1999) e pelos autores Joseph Pine e James Gilmore, por meio da publicação, The Experience Economy (Economia da Experiência, 1999). A tendência destacada por estas teorias evidencia que o turista não quer mais ser um sujeito meramente contemplativo, mas sim o ator de sua própria experiência e, portanto, o protagonista de seus sonhos no destino que escolheu para sonhar.
Sendo assim, o Ministério do Turismo, o Instituto Marca Brasil e Sebrae Nacional, desenvolveu o projeto para capacitar e prestar assessoria durante um ano aos empresários destes municípios, interessados pelo projeto. Com as orientações do projeto, os estabelecimentos e serviços ganharam importantes diferenciais, um selo de garantia e até uma cartilha foi criada.
Tânia Van Der Sand, gerente do Hotel Marruá em Bonito e coordenadora do projeto Tour da Experiência no município, explica que a ideia é proporcionar acontecimentos exclusivos, únicos. Essa tendência adquire especial significado ao caracterizar produtos e serviços turísticos como “experiências turísticas”, mas para isso precisamos propor algo inovador todo ano para conseguir o Selo Tour da Experiência e se manter no projeto.
“Aqui no Hotel criamos duas suítes temáticas, o Pantaneira e Águas de Marruá, que proporcionam um experiência inigualável e, para este ano estamos trabalhando no projeto de Churrasco Pantaneiro, e o que pode se afirmar com toda certeza é que o Tour da Experiência vende mais do que infra-estrutura, vende um sonho”, completa.
Além do Hotel Marruá, estão participando do projeto o Brasil Bonito, Bonito Feito à Mão, Buraco das Araras, Estância Mimosa, Cantinho do Peixe, Casa do João, Casa Oca Bar, Vício da Gula Café, Hotel Pousada Águas de Bonito, Hotel Pousada Arizona, Pousada Chamamé, Wetiga Hotel, Projeto Jibóia e Taboa Fábrica de Encantos.
De acordo com a gerente do Sebrae Regional Sudoeste, Vanessa Leite o projeto trouxe inúmeros benefícios para o município como: aumento do número de turistas e do faturamento em alguns empreendimentos devido a estratégia de marketing adotada por algumas empresas; este grupo de empresários faz parte de uma rede nacional e desta forma estão mais sensibilizados quanto a necessidade de cooperação para juntos buscarem soluções em comum, além disso, o destino voltou a ganhar destaque na mídia Nacional e Estadual devido as inovações implantadas nestes empreendimentos. “E tudo isso visando as novas necessidades do turista, que hoje querem interagir com a comunidade local e este projeto oferece isso, não visa apenas contemplar, mas também participar”, explica.
Sendo assim, o Ministério do Turismo, o Instituto Marca Brasil e Sebrae Nacional, desenvolveu o projeto para capacitar e prestar assessoria durante um ano aos empresários destes municípios, interessados pelo projeto. Com as orientações do projeto, os estabelecimentos e serviços ganharam importantes diferenciais, um selo de garantia e até uma cartilha foi criada.
Tânia Van Der Sand, gerente do Hotel Marruá em Bonito e coordenadora do projeto Tour da Experiência no município, explica que a ideia é proporcionar acontecimentos exclusivos, únicos. Essa tendência adquire especial significado ao caracterizar produtos e serviços turísticos como “experiências turísticas”, mas para isso precisamos propor algo inovador todo ano para conseguir o Selo Tour da Experiência e se manter no projeto.
“Aqui no Hotel criamos duas suítes temáticas, o Pantaneira e Águas de Marruá, que proporcionam um experiência inigualável e, para este ano estamos trabalhando no projeto de Churrasco Pantaneiro, e o que pode se afirmar com toda certeza é que o Tour da Experiência vende mais do que infra-estrutura, vende um sonho”, completa.
Além do Hotel Marruá, estão participando do projeto o Brasil Bonito, Bonito Feito à Mão, Buraco das Araras, Estância Mimosa, Cantinho do Peixe, Casa do João, Casa Oca Bar, Vício da Gula Café, Hotel Pousada Águas de Bonito, Hotel Pousada Arizona, Pousada Chamamé, Wetiga Hotel, Projeto Jibóia e Taboa Fábrica de Encantos.
De acordo com a gerente do Sebrae Regional Sudoeste, Vanessa Leite o projeto trouxe inúmeros benefícios para o município como: aumento do número de turistas e do faturamento em alguns empreendimentos devido a estratégia de marketing adotada por algumas empresas; este grupo de empresários faz parte de uma rede nacional e desta forma estão mais sensibilizados quanto a necessidade de cooperação para juntos buscarem soluções em comum, além disso, o destino voltou a ganhar destaque na mídia Nacional e Estadual devido as inovações implantadas nestes empreendimentos. “E tudo isso visando as novas necessidades do turista, que hoje querem interagir com a comunidade local e este projeto oferece isso, não visa apenas contemplar, mas também participar”, explica.
Fonte: Sebrae MS
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