Have an account?

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Projeto Peixes de Bonito fará expedição na Serra da Bodoquena

O projeto Peixes de Bonito, apoiado pela Fundect, realizará de 1º a 7 de maio uma pesquisa em parceria com as universidades Anhanguera/Uniderp, UFSC, Unicamp e Unesp, sobre ecologia e o comportamento da rica fauna dos peixes que habitam a região da Serra da Bodoquena (MS).

Os pesquisadores utilizarão os rios da Prata e Olho D´Água, na Fazenda Cabeceira do Prata, e rio Sucuri, na Fazenda São Geraldo. O objetivo é ampliar os conhecimentos sobre a ictiofauna (conjunto das espécies de peixes que existem numa determinada região biogeográfica) e sobre a conservação da biodiversidade dos ecossistemas aquáticos, com aplicações práticas para o ecoturismo, para gestão e uso sustentável destes ecossistemas.

Além de contar com pesquisadores experientes, a expedição também tem a meta de treinar profissionais de diferentes níveis, desde acadêmicos de graduação e mestrado, até doutorandos e recém-doutores. Os pesquisadores farão censos de peixes, com metodologia similar à usada no mar, bem como registrarão aspectos da ecologia e comportamento desses animais.

Segundo o biólogo José Sabino, coordenador do Projeto Peixes de Bonito e um dos organizadores da expedição, “a investigação também irá ampliar o banco de dados e de imagens da fauna e dos ambientes aquáticos da região”. Os estudos também contam com recursos financeiros do CNPq e da Universidade Anhanguera-Uniderp.

Parte da viagem será acompanhada por jornalistas que documentarão as pesquisas para gerar material de divulgação e de educação ambiental. A difusão do conhecimento científico está em sintonia com políticas públicas do Estado de Mato Grosso do Sul, que tem na biodiversidade um de seus maiores e mais valiosos patrimônios.

Para mais informações sobre o projeto Peixes de Bonito acesse o site www.peixesdebonito.com.br.
Para saber sobre outros projetos financiados pela Fundect, acesse o site www.fundect.ms.gov.br


Fonte: Portal Bonito

0 comentários:

Postar um comentário