Have an account?

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Festival da Guavira 2011 já tem data definida

O tradicional Festival da Guavira realizado na cidade de Bonito - MS, acontece nos dias 25 e 26 de novembro de 2011. O evento reúne as diversas manifestações artísticas, grupos étnicos, faixas etárias e sociais do município - além de atrações convidadas.


A festa conta com amplo espaço para o artesanato local e comidas típicas regionais, além de guavira in natura, sorvetes, doces, cachaça e concurso para premiação da maior guavira.

A escolha do nome do Festival, que acontece todos os anos, surgiu da necessidade de conservar os recursos naturais, já que o fruto, nativo do cerrado, vem aos poucos sendo substituída por áreas de pastagem para o gado.

Saiba Mais sobre a Guavira:

A guavira é o fruto produzido pela gabirobeira, um arbusto silvestre que cresce nos campos e pastagens do cerrado brasileiro.

É um fruto arredondado, de coloração verde-amarelada, com polpa esverdeada, suculenta, envolvendo diversas sementes muito parecido com uma goiabinha. Os frutos são consumidos ao natural e usados no preparo de geléias, sucos, doces, sorvetes, pudins, licores, batidas ou curtidos na cachaça
Rica em proteínas, carboidratos, niacina, sais minerais, vitaminas do complexo B. 

Tem como propriedades medicinais: adstringente e antidiarréica. A infusão das folhas é relaxante para aliviar dores musculares, através de banhos de imersão

Veja abaixo imagens:

Guavira

 Gabirobeira - Árvore da guavira

 Cachaça típica de Guavira


Fonte: Portal Bonito
Fonte de Pesquisa: Wikipédia

0 comentários:

Postar um comentário